"O maior inimigo da autoridade é o desprezo e a maneira mais segura de solapá-la é o riso." (Hannah Arendt 1906-1975)

terça-feira, 30 de julho de 2013

DICIONÁRIO DO SUS - CAPÍTULO I


1. "Acolhimento de Pacientes" - maneira de dizer que a pessoa doente vai ficar sem leito para internar e aguardando numa emergência superlotada.

2. "Equipe Multidisciplinar" - maneira de dizer que o poder de decisão final não é do médico; mas sim das enfermeiras.

3. "Trabalho em Equipe' - maneira de dizer que se uma conduta dá certo; a "vitória é de todos". Se dá errado; a culpa é do médico.

4. "Gestão Democrática da Unidade de Saúde" - maneira de colocar na direção do hospital alcoólatras, ativistas do movimento gay e analfabetos.

5. "Medicamento não padronizado" - maneira de dizer que o hospital não vai, de maneira alguma, comprar aquilo que os médicos acham necessário, mas sim aquilo que a "direção" determina.

6. "Visão não centrada no Médico" - maneira de dizer que uma unidade básica de saúde não tem médico disponível.

7. "Perfil do paciente" - maneira de dizer que não existem leitos psiquiátricos ou de isolamento disponíveis.

8. "Enfoque na Atenção Primária" - maneira de dizer que o Brasil foi transformado num posto de saúde e não existem mais hospitais.

9. "Corporativismo da Classe Médica" - maneira de designar aqueles médicos que lutam por um mínimo de respeito pela profissão.

10. "Pronto Atendimento" - maneira de designar aquele lugar onde se atende tudo que é tão simples e  deveria estar num posto de saúde, ou é tão sério que deveria estar numa emergência.

3 comentários:

  1. Tânia SP
    Dr. Acertou em cheio, é este msm o Dicionário do Sus, sem tirar nem pôr.
    E amanhã o "bicho vai pegar" vai ser Manifestação Fora Foro de SP + Manifestação dos Médicos, quero ver a PTralhada....só assim msm, não há outro jeito, eles não querem entender.
    Dr. a culpa desta corja ta no poder é do próprio povo q o colocou lá, e muita gente "letrada" tbm votaram neles, não é? A mim eles nunca enganaram e não há "marketing" no mundo q me faça votar no PT e muito menos no cachaceiro Lula, mas agora é botar estes bandidos pra correr, não é????

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Tânia..ninguém é bobo de cair no papo desses petralhas..

    Grande abraço,

    MP

    ResponderExcluir

Sua mensagem será avaliada pelos Editores do Ataque Aberto. Obrigado pela sua colaboração.