"O maior inimigo da autoridade é o desprezo e a maneira mais segura de solapá-la é o riso." (Hannah Arendt 1906-1975)

segunda-feira, 20 de março de 2017

Antônio Gramsci (1891-1937)

Antônio Gramsci (1891-1937):

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Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos I. S. Azambuja

ADESG, Delegacia de Mato Grosso do Sul foi quem escreveu o texto abaixo. Eu apenas o repasso aos Kamaradas

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Intelectual italiano e um dos fundadores do Partido Comunista Italiano (PCI) em 1921, percebeu que a implantação do comunismo nos países do Ocidente não deveria seguir o modelo russo (LENIN) do uso da violência para conquistar ou tomar o Estado, mas, sim, ao contrário, primeiro conquistar o Estado e depois, então, a aplicação da violência para finalizar o processo.
        
Nessa concepção, destaca-se o valor atribuído ao seu entendimento de Sociedade Civil como sendo o espaço social onde deve ocorrer a luta pela hegemonia, para que a classe subalterna passe a ser a Classe Dirigente.
        
Um grupo social da classe dirigente, assumindo o controle da Sociedade Política (Estado), permite que o Partido da Classe Dirigente seja posicionado acima do Estado.
        
A manobra simples, lenta e gradual utiliza-se dos instrumentos legais e políticos da democracia para, de forma pacífica e sorrateira, minar e enfraquecer as principais trincheiras democráticas: Executivo, Legislativo, Judiciário, Forças Armadas, Religião e Família. Usando a propaganda subliminar, o populismo e a demagogia, as consciências são entorpecidas e é criada a sociedade massificada para a luta pela hegemonia.
        
O envolvimento estratégico também é simples e eficaz, conduzindo o processo em três fases:
    
- na primeira, organiza o Partido das Classes Subalternas e luta pela ampliação das franquias democráticas para facilitar a ação política, explorando as deficiências e vulnerabilidades do governo;
    
- na segunda, luta pela hegemonia das classes subalternas, criando as condições para a tomada do Poder;
    
- na terceira fase, toma o Poder, impondo novos valores e princípios através de uma nova ordem.
        
O “socialismo pacífico” é a etapa intermediária para o “socialismo marxista”, o marxismo-leninismo, o comunismo...
        
Preso em 1926, escreveu na prisão “Cadernos do Cárcere”, contendo o seu pensamento sobre a tomada do Poder de forma pacífica e gradual. Foi libertado pouco antes de morrer, em 1937.
        
O gramscismo contagiou países da Europa e, hoje, está transbordando na América do Sul. 
A PENETRAÇÃO  GRAMSCISTA NO BRASIL
FINALIDADE



Criar as melhores condições para transformar o Brasil em uma República Socialista sob a inspiração de Antônio Gramsci.
OBJETIVOS
Obter a hegemonia na sociedade civil.
Obter a hegemonia na sociedade política (Estado)
Estabelecer o domínio do intelectual coletivo (Partido-Classe).
Silenciar os intelectuais independentes.

MÉTODO
Realizar a transformação intelectual e moral da sociedade pelo abandono de suas tradições, usos e costumes, mudando valores culturais de forma progressiva e contínua, introduzindo novos conceitos que, absorvidos pelas pessoas, criam o “senso comum modificado”, gerando uma consciência homogênea construída com sutileza e sem aparente conteúdo ideológico, buscando a identificação com os anseios e necessidades não atendidas pelo poder público.
    
Assim é estabelecido o desejo de mudança em direção a um mundo novo, com a sociedade controlada através dos mecanismos de uma “democracia popular”, onde os pensadores livres, temendo o rótulo de retrógrados ou alienados, se submetem a uma prisão sem grades, calando a voz de divergência existente dentro de si e se deixam, assim, vencer pelo “senso comum modificado”. Este prossegue intoxicando a sociedade, sob a égide do Estado, usado para reduzir e suprimir a capacidade de reação individual e coletiva.
    
Nesse momento, está construída a base para a “tomada do Poder” e conseqüente implantação do Estado Socialista.AÇÕES QUE ENFRAQUECEM TRINCHEIRAS DA DEMOCRACIA




I.                  PARTIDOS POLÍTICOS
 
Estimular o número elevado de partidos para enfraquecer a oposição e facilitar a tática de “aliança”, favorecendo o “Partido Classe”.

Manter a regionalização dos partidos; o controle por caciques ou oligarquias regionais afeta a unidade nacional, favorecendo o enfraquecimento dos partidos políticos de oposição e favorecendo o “Partido-Classe”, que possui “unidade de comando”.

Admitir a pluralidade de esquerda para ser bem explorada pelo “Partido-Classe” por tempo determinado.

Esvaziar as poucas lideranças da oposição através de patrulhamento e ataque (dossiê) direto ou indireto (parentes).

Criar fatos novos para o esquecimento das mazelas de militantes do “Partido-Classe” e aliados.

Afastar ou mudar de cargo o militante com erro focado pela mídia de oposição, para a sua proteção e do “Partido-Classe”.

Usar a “mídia da situação” para silenciar as mazelas dos militantes do “Partido=Classe”.

Infiltrar militantes nos outros partidos para obter o seu controle e esvaziar os líderes de oposição, os neutros e os que não são adeptos do “Partido-Classe”.

II. EXECUTIVO
Criar aparelhos governamentais de coerção.

Distribuir cargos em órgãos e empresas públicas para militantes do Partido-Classe e seus aliados, em todos os níveis da administração (federal, estadual e municipal),  (aparelhar o Estado).

Criar uma estrutura policial que possa ser transformada em Guarda Nacional ou Guarda Pessoal ou em Polícia Política (Polícia Federal,  Força Nacional) para emprego imediato, quando chegar o momento oportuno.

Ampliar o “curral eleitoral” usando o assistencialismo como fim e não como meio, mantendo o benefício por tempo indeterminado.

Manter o “curral eleitoral” através de um sistema de ensino, controlando o baixo nível de aprendizagem e desenvolvimento da inteligência.
Silenciar a imprensa através de emprego da verba pública destinada à propaganda, mantendo a população sem informação correta.

Neutralizar políticos de oposição e aliados através de distribuição de dinheiro, cargo público ou qualquer outro tipo de benefício pessoal ou familiar.

Criar ou fortalecer um organismo sul-americano para diminuir a importância da OEA (EUA).

Participar de um bloco sul-americano de repúblicas  socialistas  democráticas.

Facilitar a penetração cultural e a projeção dos intelectuais orgânicos.
Denegrir heróis nacionais.

Enaltecer militantes da ideologia marxista.

Desmerecer fatos e vultos marcantes da História Nacional.

Impedir a tomada da Consciência Nacional.

Entorpecer a Vontade Nacional.

Eliminar valores do processo histórico-cultural nacional.

Mudar usos e costumes.

Enfraquecer o moral nacional.

Mudar  traços  da identidade nacional.

Mudar valores e princípios ético-morais.

Enfraquecer a família.

Enfraquecer a coesão-nacional.

Lançar a discórdia no seio da população.

Desviar o foco dos debates em torno de questões relevantes em áreas estratégicas (saúde, educação, segurança, defesa, etc), isentando o overno de responsabilidade pelas deficiências e vulnerabilidades.

Estabelecer um poder paralelo ao do Estado (Conselho de Política Externa, Comissão de Direitos Humanos, etc).

Alimentar as ONGs com o dinheiro público e estimular outras para atuarem na sociedade civil, apoiando direta ou indiretamente a luta pela sua hegemonia.

III. LEGISLATIVO
Eleger militantes do Partido-Classe.

Unir temporariamente os partidos de mesma ideologia.

Fazer alianças com partidos de ideologia oposta.

Desmoralizar o Legislativo,  mantendo privilégios,  barganhas e a falta de espírito público.

Criar leis para dar o respaldo  às mudanças de usos, costumes e valores da nacionalidade brasileira.

Obter o controle do Legislativo para conquistar o domínio da sociedade política (Estado), através do Partido-Classe.

Enfraquecer o Legislativo como fiscal do Executivo.

Submeter o Estado ao controle do Partido-Classe.

IV. JUDICIÁRIO
Retardar ou impedir a modernização da estrutura do judiciário.

Retardar ou impedir o aperfeiçoamento do funcionamento do judiciário.

Estimular o corporativismo extremado na magistratura.

Manter o magistrado afastado do povo e das suas necessidades.

Difundir na sociedade civil as ideias de parcialidade, ineficiência e improbidade do judiciário.

Desacreditar o judiciário perante as classes subalternas, explorando a lentidão funcional e a corrupção e privilégios dos magistrados  como funcionários públicos .

Aparelhar o judiciário.

V. ESCOLA
Usar as universidades como refúgio ideológico.

Buscar a hegemonia nos meios intelectuais.

Construir nova massa de manobra, usando as universidades, a mídia e as editoras.

Criar a geração revolucionaria nas escolas do ensino médio.

Usar professores da nova massa de manobra no ensino básico (fundamental e médio).

Fortalecer o controle do sistema de ensino que não ensina a pensar, através do mec.

Apagar a memória do povo reescrevendo a história do Brasil para fatos e vultos nacionais relevantes.

Mudar valores e princípios ético-morais (professores homossexuais no ensino médio e fundamental, alterando a estrutura familiar).

Enfraquecer a vontade nacional.

Transformar a consciência nacional em consciência do partido político.
Controlar escolas e universidades particulares através de sindicatos e com uma reforma universitária.   

VI. FORÇAS ARMADAS
Enfraquecer a união dos militares, afastando os militares da ativa dos militares inativos.

Enfraquecer o “espírito de corpo”, separando os oficiais generais da tropa.
Introduzir, a curto prazo, o uso de drogas entre os militares.

Disseminar, a médio prazo, o homossexualismo entre os militares.

Preparar, a longo prazo, as gerações de chefes militares que servirão ao governo, e não à pátria, modificando a grade curricular das escolas de formação.

Enfraquecer a credibilidade e a confiança da população nas forças armadas.

Desestimular profissionalmente os militares que servem à pátria e não ao governo.

Criar o ambiente em que os oficiais terão apenas a visão da expressão militar e não de todo o poder nacional.

Enfraquecer o “espírito combativo”, de fundamental importância no confronto bélico.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
        

O pensamento de Gramsci está sendo aplicado de forma dissimulada e protegida pelas franquias da democracia, tornando difícil a sua identificação.
      
Conhecendo o pensamento de Gramsci, as técnicas para a sua aplicação, e com uma análise paciente e detalhada da conjuntura nacional, chega a ser surpreendente a infiltração do marxismo–gramscismo na sociedade brasileira.
      
Encontrando Gramsci, a decisão sobre o que e como fazer é do descobridor. 
      
Já é hora de deixarem de lutar por ideologias importadas, inadequadas às características do brasileiro, que atendem a interesses estrangeiros ao dificultarem o progresso do nosso país.

Carlos I. S. Azambuja é Historiador.

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