"O maior inimigo da autoridade é o desprezo e a maneira mais segura de solapá-la é o riso." (Hannah Arendt 1906-1975)

domingo, 16 de julho de 2017

UMA PEDIATRA RESPONDE AO MINISTRO DA SAÚDE


"Excelentíssimo Ministro da Saúde Ricardo Barros, vou primeiro me apresentar.

Meu nome é Cristina Vianna, sou médica Pediatra, 35 anos de carreira, 25 destes dedicados ao SUS ou ao seu equivalente antes da existência deste.

Li algumas cartas de colegas endereçadas à Vossa Excelência, todas demonstrando indignação com o seu infeliz pronunciamento ontem, quando o senhor disse que " médico finge que trabalha".

A sua graduação foi em Engenharia, portanto Excelentíssimo Ministro, acredito que o senhor saiba muito pouco a respeito da realidade vivida pelo médico brasileiro, mas deveria tentar saber com quem de direito, antes de assumir uma Pasta Ministerial tão importante como a da Saúde.

Eu também não entendo de Engenharia, mas imagino que os engenheiros, principalmente enquanto gestores, adorem números, produção e coisas do tipo, por isso tomei a liberdade de fazer algumas pesquisas.

Entre os anos de 2005 a 2012 , o SUS desativou 42000 leitos de internação no Brasil ( Fonte: O Globo - 14/9/12), entre dezembro de 2010 a dezembro de 2015, foram desativados 23000 leitos ( Fonte: Folha de São Paulo - 17/5/16) e por último , em 27/3 /17 , a Revista Isto É publicou a desativação , entre os anos de 2010 a 2016, de mais de 10000 leitos só na Pediatria.

Nem vou colocar aqui a falência dos Hospitais Federais no Rio de Janeiro ( que na minha época de recém formada eram Referência!!!) porque não pesquisei números e sei que gestores gostam de números, mas é só abrir qualquer jornal ou ouvir qualquer noticiário para saber que estou falando a verdade .

Enfim , Sr. Ministro , sem querer me alongar mais, faço- lhe apenas uma única pergunta diante de todas essas evidências:

É O MÉDICO QUE FINGE QUE TRABALHA OU É O GOVERNO QUE FINGE QUE GOVERNA?"

Um comentário:

  1. de fato, nossos governantes não entendem patavina da matéria de sua pasta.. mas são compadres e tem poderes para cagar pela boca as merdas que pensam....

    ResponderExcluir

Sua mensagem será avaliada pelos Editores do Ataque Aberto. Obrigado pela sua colaboração.