"O maior inimigo da autoridade é o desprezo e a maneira mais segura de solapá-la é o riso." (Hannah Arendt 1906-1975)

domingo, 27 de agosto de 2017

27 de Agosto de 1576: Morre o pintor Ticiano

Ficheiro:Titian - Bacchus and Ariadne - Google Art Project.jpg

27 de Agosto de 1576: Morre o pintor Ticiano:

Pintor italiano, Ticiano Vecelli nasceu numa povoação situada no sopé dos Alpes, a norte de Veneza, por volta de 1488 e morreu em Veneza a 27 de agosto de1576. Reconhecido pelos seus contemporâneos como "o sol entre as estrelas", Ticiano foi um dos mais versáteis pintores italianos, igualmente bom em retratos ou paisagens, temas mitológicos ou religiosos.

Ticiano era um dos quatro filhos de Gregório Vecelli, destacado soldado e funcionário do estado, e da sua esposa Lúcia. Perto dos dez anos de idade foi levado pelo irmão, o também pintor Francesco Vecellio, para Veneza, onde entrou como aprendiz de Sebastian Zuccato, célebre pelos seus mosaicos Após quatro ou cinco anos passou ao estúdio de Giovanni Bellini, naquele tempo o mais notável artista da cidade. Ali entrou para um grupo de jovens que incluía Palma de Serinalta, Lorenzo Lotto, Sebastiano Luciani e Giorgione.
Embora tivesse trabalhado no atelier de Giovanni Bellini, a influência mais decisiva na sua formação foi a de Giorgione, e dele herdou um tom de calma poesia que se manteria por alguns anos. Contudo há em Ticiano uma energia, um poder, muito claramente expressos em Triunfo da Fé (1511), uma série de gravuras em madeira. A sua reputação começou com A Assunção (1516-1518) executado para a igreja de Frari, de uma conceção formal absolutamente clássica.
Filipe II, que sucedia a Carlos V como rei de Espanha e como protetor do artista, foi o maior colecionador das suas obras. Michelangelo Buonarroti e uma viagem a Roma em 1545 refletem-se nas tendências maneiristas. De 1547 a 1550 desenvolveu o tipo de retrato nobre e simples que mais tarde veio a ser desenvolvido por Rubens e outros grandes pintores. As últimas obras constam de trabalhos inspirados em temas mitológicos.


A sua pincelada atingiu uma liberdade no tratamento das manchas e das texturas que só viria a encontrar uma contrapartida nas pesquisas dos impressionistas, alguns séculos depois.
Ticiano. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. 

wikipedia (Imagens)




Arquivo: Ti 090.jpg
Auto retrato - Museu do Prado



Baco e Ariadne- Ticiano
Ficheiro:Vecelli, Tiziano - Ritratto di giovane donna - c. 1536.jpg
Retrato de uma Jovem - Ticiano

Ficheiro:Tizian 004.jpg
Detalhe de A Anunciação - Ticiano


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem será avaliada pelos Editores do Ataque Aberto. Obrigado pela sua colaboração.