"O maior inimigo da autoridade é o desprezo e a maneira mais segura de solapá-la é o riso." (Hannah Arendt 1906-1975)

sábado, 21 de janeiro de 2017

RESPOSTA AO CIENTISTA POLÍTICO RUBENS FIGUEIREDO


Análise: Teorias conspiratórias são "Ofensa ao bom senso"

Para cientista político, papel do STF se manterá inalterado após sucessão

Rubens Figueiredo 

O Estado de S. Paulo

21 Janeiro 2017 | 22h46

De modo geral, nossa opinião pública tem uma irresistível atração por episódios que possam ser associados a crises, ameaças e riscos. Quando se agrega um suposto componente conspiratório, então, a curiosidade cresce em progressão geométrica, jogando ao rés do chão a qualidade das “análises” sobre o acontecimento.

Também temos uma tendência, que as redes sociais acentuam, de explicar as instituições como o resultado da ação individual de seus integrantes. Instituições são bem mais do que isso. São estruturas que sedimentam ao longo do tempo regras de funcionamento e de conduta.

É evidente que se a relatoria da Lava Jato for definida por sorteio, a publicidade e o ritmo de condução do processo vão depender do novo ministro-relator. O estilo de Ricardo Lewandowski é bem diferente do de Gilmar Mendes, o preparo jurídico de Dias Toffoli fica a anos-luz da competência de Celso de Mello. Uns gostam muito dos holofotes, outros nem tanto.

Mas o Supremo tem uma dinâmica que circunscreve a liberdade das iniciativas individuais a determinados parâmetros. Acima de tudo, os ministros lá estão para aplicar a lei sob intensa vigilância da sociedade. Não fazem o que lhes dá na telha. E, se isso acontece, está lá o plenário para corrigir a idiossincrasia.

A história recente do Supremo Tribunal Federal é dignificante. Ministros indicados por presidentes petistas puniram com rigor políticos petistas. Difícil pinçar uma prova mais contundente de independência e zelo. Neste contexto, concluir que a trágica morte do competente ministro Teori Zavascki colocaria em risco a Operação Lava Jato, podendo gerar uma grave crise política e se tornar uma ameaça à democracia, é mais que só uma sandice: é uma ofensa ao bom senso. 

É CIENTISTA POLÍTICO PELA USP E CONSULTOR DA FUNDAÇÃO ESPAÇO DEMOCRÁTICO

RESPOSTA DO EDITOR DO ATAQUE ABERTO:

Prezado Sr.Rubens Figueiredo, 

Tenho certeza absoluta que o senhor jamais ouviu falar de mim e, mais ainda, de que eu nunca ouvi falar do senhor. "Simpatias" e "Antipatias" estão, portanto, excluídas desta minha pequena resposta - na verdade um pequeno comentário - ao seu excelente texto. Concordo em "gênero, número e grau" com tudo que o senhor escreveu e digo que trata-se, mesmo, de uma sandice e uma ofensa ao bom senso acreditar que este trágico acidente com o Ministro Teori gere uma grave crise política ou ameace a Democracia. Para que ele pudesse "gerar" uma crise política, não deveria haver, ainda, uma grave crise política em andamento e para que a Democracia fosse ameaçada, o Brasil deveria estar vivendo numa Democracia. Com relação ao fato do senhor afirmar que o STF tem uma história dignificante, por questões higiênicas,  eu me abstenho de fazer qualquer comentário. 

Att, 

Dr.Milton Pires
Só médico, sem formação 
alguma em Ciência Política

8 comentários:

  1. *

    Pedra no corruPTo
    sapato, sofreu Zavascki
    "casual" acidente?

    - FLASh

    http://br.blastingnews.com/brasil/2017/01/pf-investiga-alguem-monitorou-intensamente-dados-do-aviao-que-matou-ministro-001410467.html

    *

    Implacavelmente
    matando aos opositores
    corruPTubarões?

    - FLASh

    http://ataqueaberto.blogspot.com.br/2017/01/morre-afogado-numa-terrivel-fatalidade.html?m=1
    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=699201430239608&id=100004492719071

    *

    Fernando Lopes de Almeida Soares
    (FLASh) IFP/RJ 2477412
    Rua Joanésia, 316 ap 301 Serra
    30240-030 Belo Horizonte, MG
    poetafernandosoares@gmail.com
    facebook.com/cronipoeta
    cronipoesias.blogspot.com
    twitter.com/twiflashes
    WhatsApp etc 319 9882 5505 Oi?

    .

    ResponderExcluir
  2. Estão terminando com quem está indo contra os ptralhas. Há sempre desculpas e culpas a fatalidade. Vamos acordar brasileiros.

    ResponderExcluir
  3. Vou denunciar este pagina ainda hoje j tirei print.

    ResponderExcluir
  4. Muita estupidez, então o pt matou até Odete Roitman,cada um espalha a boataria que melhor lhe convém, sem a mínima preocupação com a parcialidade.

    ResponderExcluir
  5. Bom...concordo com o Sr. Sandro Torres!Eu quero a Verdade! Não me importa se envolve o PT, PMDB ou PSDB ou qualquer partido...O que percebo é uma sociedade dividida, cidadãos agindo uns contra os outros e os interesses de bem estar comuns que TODOS deveriam ter em foco, esquecidos! Lamentável! Se as instituições estão fortalecidas e independentes? Tenho minhas dúvidas... O Brasil tem sim um histórico corrupção em todos os níveis dos Governos, em todas as instâncias! O jogo de interesses é exacerbado. No exterior a imprensa tem uma posição imparcial sobre o nosso país. Aqui dentro, não! Acredito sim em opiniões fabricadas e tendenciosas que servem a interesses mesquinhos! A questão é... Qual está com a verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jânio Quadros já se referia às "Forças Ocultas", que "plantam informações", distorcem os fatos, e também "alteram" provas. Isso é Brasil, que não é de todos nós...

      Excluir
    2. Jânio Quadros já se referia às "Forças Ocultas", que "plantam informações", distorcem os fatos, e também "alteram" provas. Isso é Brasil, que não é de todos nós...

      Excluir

Sua mensagem será avaliada pelos Editores do Ataque Aberto. Obrigado pela sua colaboração.