"O maior inimigo da autoridade é o desprezo e a maneira mais segura de solapá-la é o riso." (Hannah Arendt 1906-1975)

sábado, 8 de julho de 2017

08 de Julho de 1593: Nasce a pintora italiana Artemisia Gentileschi

Arquivo: Gentileschi Judith.jpg

Judite decapitando Holofernes


08 de Julho de 1593: Nasce a pintora italiana Artemisia Gentileschi:

Artemisia Gentileschi nasceu em Roma a 8 de Julho de 1593. Era filha de um pintor talentoso Orazio Gentileschi, que trabalhava muito bem a técnica do claro/escuro, muito na linha de Caravaggio. Artemisia perdeu a mãe aos 12 anos e ficou ao cuidado do pai que lhe transmitiu o gosto pela arte. Ela era a mais velha de cinco irmãos e a única a mostrar habilidade artística.


Depois de receber os primeiros ensinamentos do seu pai, este, perante a impossibilidade da filha frequentar a Academia, entregou-a aos cuidados de um amigo (Agostino Tassi). Tassi aproveitou-se da juventude e ingenuidade da jovem pintora e  violou-a. Esta violação deu origem a um longo, humilhante e penoso processo judicial, a que Artemisia se viu exposta. Para restabelecer a sua honra, Artemisia casou-se com Piero António Stiattesi, um modesto pintor.


Os problemas causados pelo processo judicial levam a que alguns autores vejam na obra"Judite decapitando Holofernes" um desejo de vingança. O quadro foi interpretado como uma chave psicológica e psicoanalítica, um desejo de vingança devido à violência de que havia sido alvo.Neste quadro, tema recorrente na pintora, o general assírio Holofernes é decapitado por Judite, que assim libertou o seu povo (judeu) do jugo dos pagãos. Judite é quase um auto-retrato da própria Artemisia: forte, vingadora e convicta. 


Em 1614 Artemisia muda-se com o marido para Florença, aí relacionou-se com artistas reconhecidos e obteve o apoio de importantes mecenas como o Duque Cosimo II de Médicis. Artemisia conheceu Galileu Galilei e também o sobrinho do pintor Miguel Ângelo.
Em 1616, ela e o seu marido tornaram-se membros oficiais da Academia del Disegno, uma honra sem precedentes para uma mulher. 



Durante muito tempo a obra de Artemisia foi injustamente esquecida e por vezes atribuída ao seu pai. Não se sabe exactamente quando Artemisia morreu. Pensa-se que terá falecido em 1652 ou terá sido uma das muitas vítimas da grande peste que assolou Nápoles (onde estaria a viver) em 1656. 


Fontes: The Life and art of Artemisia Gentileschi

wikipedia (Imagens)


File:Artemisia Gentileschi Selfportrait Martyr.jpg
Auto retrato como mártir

Arquivo: Gentileschi judith1.jpg


Judite e a sua serva
Arquivo: Artemisiaposter.jpg
Artemisia é um filme biográfico sobre Artemisia Gentileschi. O filme foi realizado por Agnès Merlet , e protagonizado por Valentina Cervi e Michel Serrau.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem será avaliada pelos Editores do Ataque Aberto. Obrigado pela sua colaboração.