"O maior inimigo da autoridade é o desprezo e a maneira mais segura de solapá-la é o riso." (Hannah Arendt 1906-1975)

quarta-feira, 26 de julho de 2017

26 de Julho de 1893: Nasce o pintor alemão George Grosz, fundador do movimento Dada, em Berlim.

George_grosz-the_eclipse_of_the_sun.jpg
Eclipse of the SunGeorge Grosz

26 de Julho de 1893: Nasce o pintor alemão George Grosz, fundador do movimento Dada, em Berlim.:

George Grosz, pintor alemão,  nasceu em Berlim a  26 de Julho de 1893 e faleceu nessa mesma cidade a  6 de Julho de 1959.
Destacou-se, inicialmente, na qualidade de uma das figuras mais proeminentes do movimento Dada em Berlim. Foi um dos principais membros do grupo expressionista da Nova Objectividade, juntamente com Max Beckmann e Otto Dix, empenhando-se em analisar criticamente a situação política e social da Alemanha, durante a República de Weimar (1919-1933).
Entre 1909 e 1912 estudou na Academia de Dresden e entre 1912 e 1917 na Academia de Artes e Ofícios de Berlim (Kunstgewerbeschule), na qual foi aluno de Emil Orlík.
Em 1913 mudou-se para Paris, cidade na qual  entrou em contacto com as vanguardas, destacando-se o cubismo e o futurismo. Nessa cidade pôde também admirar de perto a obra de Goya, Toulouse Lautrec e Honoré Daumier. Durante o tempo que esteve em Paris desenvolveu uma  importante evolução do seu estilo pictórico, com uma progressiva simplificação das formas, na qual se notava uma grande influência do cubismo e do futurismo, mas também do expressionismo.
Em 1914, com o início da Primeira Guerra Mundial, Grosz  alistou-se na infantaria  do Exército Alemão. Em 1916 abandona o exército por motivos se saúde.
Em 1919 filiou-se no Partido Comunista de Alemanha (KPD). É detido pela sua participação na Liga Espartaquista liderada por  Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht. A partir desse momento, seria processado em diversas ocasiões.
Em 1932 quando na Alemanha o  nazismo está no seu auge, a obra de Grosz passa a ser interpretada como um modelo de arte degenerada, e Grosz recebe o título de "bolchevique cultural número um". Em 1933, com a chegada ao poder de Adolf Hitler, Grosz decide emigrar para os Estados Unidos. Trabalha como professor em Nova Iorque e em 1938 obtém a nacionalidade norte americana.
Fontes: Wikipédia (Imagens)
             Biografias y Vidas



Arquivo: GeorgeGrosz.jpg
George Grosz em 1921

the-lovesick-man-1916.jpg
The Lovesick Man -  George Grosz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem será avaliada pelos Editores do Ataque Aberto. Obrigado pela sua colaboração.