"O maior inimigo da autoridade é o desprezo e a maneira mais segura de solapá-la é o riso." (Hannah Arendt 1906-1975)

sábado, 5 de agosto de 2017

05 de Agosto de 1930: Nasce o astronauta norte - americano Neil Armstrong

Arquivo: Neil Armstrong pose.jpg
05 de Agosto de 1930: Nasce o astronauta norte - americano Neil Armstrong:

Piloto norte-americano, Neil Alden Armstrong nasceu a 5 de agosto de 1930, no seio de uma família residente em Wapakoneta, no Ohio, Estados Unidos da América.Com apenas quinze anos de idade, Armstrong iniciou-se nas lições de voo, num aeroporto a norte de Wapakoneta (Ohio). Como era uma paixão dispendiosa, Neil começou a trabalhar em vários empregos, quer na cidade quer no próprio aeroporto. Um ano mais tarde, já tinha a sua licença de estudante de pilotagem e, rapidamente, conseguiu ter a licença para pilotar aviões.

Em 1947, com dezassete anos, Neil Armstrong terminou o ensino secundário na Blume High School, em Wapakoneta. Nessa mesma altura, e por ser bom aluno, obteve uma bolsa de estudo da Marinha dos Estados Unidos. Ingressou na Universidade de Purdue, onde começou os estudos de engenharia aeronáutica.

Já formado, entrou para a NASA, onde começaram as verdadeiras aventuras de Armstrong. A 16 de março de 1966 fez a sua primeira missão espacial como piloto de comando a bordo da "Gemini 8", ao lado de David Scott. O propósito dessa missão foi o de, pela primeira vez, acoplar a nave a outra que já se encontrava em órbita. A capacidade de Armstrong enquanto piloto de comando foi demonstrada quando ele conseguiu fazer a "Gemini 8" levantar da nave onde se encontrava. A missão acabou numa aterragem de emergência feita em pleno Oceano Pacífico.O ano de 1969 foi o melhor da carreira de Neil Alden Armstrong: a 16 de julho, juntamente com os pilotos Michael Collins e Edwin "Buzz" Aldrin, começou a sua primeira viagem à Lua. Mais uma vez, como comandante da "Apollo XI", Neil pilotou o módulo lunar e, quatro dias mais tarde, a 20 de julho de 1969, tornou-se o primeiro homem a pisar solo lunar. Foi nessa altura que fez a sua conhecida afirmação: "Este é um pequeno passo para um homem mas um salto gigante para a Humanidade".O famoso astronauta fez uma última viagem ao espaço no início de 1999, que ajudou a demonstrar, com experiências científicas, que o envelhecimento do homem é retardado quando este se encontra no espaço. Recebeu nesse mesmo ano o prémio Space Flight Award da Sociedade Americana de Astronautica (American Astronautical Society, AAS). Faleceu no dia 25 de agosto de 2012, não resistindo a complicações relacionadas com intervenções cirúrgicas.
Neil Armstrong. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012.
wikipedia (Imagens)
Neil Armstrong -  Julho de 1969
Arquivo: AP11-s69-31740.jpg
A tripulação da Apollo 11. Da esquerda para a direita: Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem será avaliada pelos Editores do Ataque Aberto. Obrigado pela sua colaboração.